12 dicas importantes para melhorar a segurança na sua viagem

Quando pensamos em viajar, muitos detalhes e preocupações nos vêm à mente: a seleção do destino, a reserva do hotel, as rotas de passeio, a preparação das malas… Tarefas estas que são, de fato, muito importantes. O que não nos lembramos, na maioria das vezes, é de um dos pontos essenciais para o nosso bem-estar: a segurança durante a viagem.

É por esse motivo que separamos algumas dicas que devem ajudar na sua proteção ao viajar – afinal, situações desagradáveis podem acontecer em qualquer lugar, e precisamos nos preparar para evitá-las e, na pior das hipóteses, enfrentá-las.

Confira as dicas a seguir:

1. Mande seus documentos importantes para a nuvem

Antes da viagem, lembre-se de “mandar para a nuvem” (ou seja, salvar na internet) seus documentos mais importantes, assim como dados de cartões de crédito, para evitar que tudo seja perdido em caso de roubo ou furto. Essa medida se torna ainda mais importante se sua viagem for internacional, já que, nesse caso, a perda de alguns documentos pode prejudicar bastante o acesso aos diferentes locais. Tire um minutinho antes de viajar, escaneie todos os documentos (seja de identificação, reserva de hotel, passagens de trens, ou comprovantes de aluguel), e deixe tudo salvo no seu e-mail, no drive, ou onde preferir, para que, caso ocorra uma bronca, você não fique de mãos atadas.

Conhecer as características do seu destino é essencial para uma viagem mais segura.

pesquisar viagem

2. Pesquise bastante sobre o seu destino

É muito importante procurar informações sobre o lugar onde você está indo, pois ter uma ideia do que te espera pode ser uma boa saída para evitar situações complicadas. Por exemplo: você sabia que Paris é conhecida por seus furtos de carteira no metrô? Ter essa informação pode fazer com que você evite utilizar tal serviço de transporte, ou, ao menos, fique mais atento. Por esse contexto, é importante, antes de sair de casa, procurar informações como: quais os bairros mais perigosos deste destino? Quais hábitos devemos evitar ao viajar para lá? É perigoso usar o serviço público de transporte em determinado horário? Devo evitar usar jóias ao sair na rua? Há manifestações ou protestos acontecendo? 

3. Não exagere na bagagem

Levar muita bagagem pode ser um problema na segurança da sua viagem – além de chamar mais atenção, o número grande de malas pode facilitar furtos, ou acabar sendo uma dificuldade no acesso a banheiros e restaurantes. Uma boa dica (tanto para o bolso, quanto para a sua segurança) é viajar apenas com o necessário, sempre lembrando de instalar um rastreador nas suas malas, além de colocar os materiais de valor em sua mochila ou mala de mão. 

4. Adquira um chip com acesso à internet local

Uma das primeiras atitudes que devemos ter, em viagens internacionais, é comprar um chip local que dê acesso à internet. Além de tornar a vida do viajante mais fácil, estar conectado à internet é uma boa medida de segurança, já que acaba sendo um auxílio na locomoção, na localização dos arredores, e em um possível pedido de ajuda. Imagina como seria difícil se sentir inseguro e só, sem nenhum tipo de informação ou meio de pedir socorro, em uma cidade desconhecida? Ter acesso ao GPS, aos amigos e familiares, além dos números de emergência, pode ser um salva-vidas nesse tipo de situação.

5. Informe sua localização a amigos e familiares

Em sua viagem, sempre compartilhe seus roteiros e sua localização com pessoas de sua confiança – informe o número do voo, onde vai ser sua estadia, qual seu roteiro de passeio, etc. Uma ótima alternativa, inclusive, é criar um grupo para compartilhar sua localização em tempo real (mais um exemplo da importância do acesso à internet).

Além disso, se sua viagem for em grupo, evite andar separado dele, já que estar sozinho em um local desconhecido pode ser bem mais perigoso. 

segurança em viagem

6. Guarde seu dinheiro em diferentes

Quando for viajar, lembre-se de guardar seu dinheiro em locais diferentes, para que, caso ocorra algum assalto ou furto, você ainda tenha como se manter. Antes de sair do hotel, separe seu dinheiro (e até seus cartões de crédito) em várias partes – coloque um pouquinho na sua bolsa, um pouco na sua calça, um tanto na sua carteira, uma reserva em cada mala, quem sabe até um pouco no seu sapato? Seja criativo e nunca guarde tudo no mesmo lugar – afinal, não tem pra quê facilitar o trabalho dos assaltantes, né?

roteiro viagem

7. Foque em chegar ao seu destino durante o dia

Todos nós sabemos que a noite é o horário preferido dos assaltantes e malfeitores, em geral. Por isso, quando for para locais novos, tente chegar durante o dia. Além de ser mais seguro, você terá um acesso maior aos meios de locomoção, e poderá localizar-se mais facilmente.  

8. Procure sempre as vias mais seguras

Ter noção das rotas mais seguras na sua viagem é uma ótima maneira de se prevenir de situações indesejáveis. Pesquise sobre os locais mais perigosos, sobre os incidentes mais recentes, e até sobre vias alternativas, e tenho certeza que você irá desfrutar de um passeio mais atento e protegido. Saber, por exemplo, as ruas de uma cidade em que mais acontecem assaltos e tiroteios pode ser importante para que possamos evitá-las. Não se acanhe e tente procurar o máximo de informações possíveis antes de sair para o seu destino, quem sabe até ficando ligado nos noticiários locais.

Além disso, se sua viagem for em grupo, evite andar separado dele, já que estar sozinho em um local desconhecido pode ser bem mais perigoso. 

segurança em viagem

9. Cuidado com pessoas desconhecidas

Seja qual for a sua idade, sempre leve em consideração aquele antigo conselho dos nossos pais: nunca confie em estranhos. Em todo local, há golpistas e pessoas mal-intencionadas que se aproveitam da inocência do turista para tirar vantagens (ou até mesmo para praticar crimes). Por isso, quando for viajar, fique ligado nas pessoas que aparecem “do nada” para te ajudar. Sempre desconfie, na maioria das vezes há uma intenção por trás, seja monetária ou criminosa. Se ficou com dúvida, negue a “ajuda”, e siga os seus planos iniciais. Afinal, não vale a pena arriscar sua vida por favores de desconhecidos.

10. Evite exagerar na bebida

É normal que exista a vontade de festejar quando se viaja – seja em bares, restaurantes, ou até na própria rua, é comum que os turistas saiam para tomar um drink ou uma cerveja, afinal, uma bebidinha não faz mal para ninguém, né? O que faz mal e pode prejudicar bastante a sua segurança é o excesso de bebida. Sempre que viajar, seja em grupo ou sozinho, tente ao máximo manter sua sobriedade – lembre-se que você está em um local desconhecido, com pessoas desconhecidas, e que a embriaguez pode lhe tornar um alvo vulnerável para os malfeitores. Beba com responsabilidade (lembrando de nunca aceitar bebidas de estranhos), e sua experiência será bem mais segura.

11. Faça um seguro deviagem

Uma boa dica para a sua proteção é fazer um seguro de viagem. Em situações de doença ou acidente, possuir um seguro pode ser a sua melhor alternativa. Por isso, quando for viajar para o exterior, assine um pacote, e lembre-se de anotar (em um papel, no celular e, principalmente, na nuvem) as informações de contato da seguradora, além do número da apólice, a fim de que você possa acionar a empresa rapidamente, quando for necessário.

12. Saiba como pedir socorro em situações de emergência

Uma das dicas mais importantes para a sua viagem é a relacionada às situações de emergência: nunca viaje sem conhecer ao menos os números da polícia, da ambulância e dos bombeiros do seu destino. Pesquise direitinho sobre cada uma dessas informações, e adote o número de alguém da sua confiança como contato de emergência, para que você saiba a quem procurar em situações de perigo. 

Além disso, se sua viagem for em grupo, evite andar separado dele, já que estar sozinho em um local desconhecido pode ser bem mais perigoso. 

segurança em viagem

E aí, gostou das opções? Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado na sua busca por uma viagem mais proveitosa e segura! É só prestar atenção em cada detalhe e tenho certeza que sua experiência se tornará ainda mais consciente e protegida.

Caso tenha se interessado pelo WeSafer, baixe o aplicativo gratuitamente nas plataformas de download, e aumente ainda mais a sensação de segurança e tranquilidade em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais
artigos